quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fashion Ícon: PIERRE CARDIN


Pierre Cardin
nascido em 7 de julho de 1922,
em Veneza, Itália



Ele mudou-se para Paris em 1945, onde estudou arquitetura, trabalhando com Paquin após a Segunda Guerra Mundial. Pierre trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe da sala de trabalho dos alfaiates de Christian Dior, em 1947, mas não queriam que ele trabalhasse na maison Balenciaga. Cardin fundou sua própria maison em 1950 e começou com alta costura três anos depois. Cardin ficou conhecido por seu estilo de vanguarda e por seus trabalhos espaciais, futrista e tecnológicos. Ele prefere formatos e motivos geométricos, freqüentemente ignorando a forma feminina. Cardin investiu em roupas unisex, algumas vezes experimentais e, não sempre, em práticas e vendáveis. Em 1954, introduziu o vestido de bolhas.
Cardin foi o primeiro costureiro a recorrer para o Japão como um mercado de alta moda quando ele viajou para lá em 1959. No mesmo ano, foi expulso de Chambre Syndicale por lançar uma coleção Prêt-à-porter para a loja de departamento Printemps como o primeiro costureiro em Paris, mas logo foi reintegrado. Contudo, em 1966, renunciou seu lugar em Chambre Syndicale e agora mostra suas coleções em sua própria avenida, a Espace Cardin (aberta em 1971) na capital francesa, antes conhecido como o Théâtre des Ambassadeurs, perto da Embaixada dos Estados Unidos em Paris. A Espace Cardin também é usada para promover novos talentos artísticos, como conjuntos de teatro, de música, etc. Seu designer aprendiz, Andrè Oliver, que se juntou a ele em 1971, assumindo a responsabilidade pelas coleções de alta costura em 1987, morreu em 1993.
Pierre Cardin foi um membro da Chambre Syndicale de la Haute Couture et du Prêt-à-Porter e da Maison du Haute Couture entre 1953 e 1993. Como muitos designers de moda da atualidade, Cardin dediciu em 1994 mostrar sua coleção apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.

Hoje além da alta costura, Cardin é reconhecido também por peças para casa e decoração de design absurdos e modernos, bem como diversas linhas de perfumes e acessórios.

Curiosidades:
- Em 2003, ele convidou o conjunto de dança Lovzar, das crianças chechenas, para dançar em seu show musical Tristão e Isolda, recentemente apresentado em Moscou.
- Ele adquiriu os restaurantes Maxim's em 1981 e logo abriu unidades em Nova York, Londres e Beijing (1983). Cardin também tem produtos de comida sob o nome Maxim's.
- Pierre possui as ruínas do castelo em Lacoste, Vaucluse, antigamente habitado pelo Marquês de Sade. Ele parcialmente renovou o lugar e regularmente organiza festivais de teatro por lá.
- Pierre Cardin é mencionado na canção "Everyday Clothes" de Jonathan Richman.
- No começo dos anos 30, visitou com seus pais Nyasaland, mas eles não ficaram muito tempo por causa das condições do lugar (malária).



SUAS CRIAÇÕES:

Em desfile na França em 2008, mostrou tacnologia, formas e futurismo num desfile bem humarado e colorido.




Nas décadas de 50 a 90, criações que mantêm sempre o mesmo estilo até hoje, ousadia e quebra de paradgmas e das formas femininas:





ACESSÓRIOS:








PERFUMES:













LIVROS:

Imagens e mais imagens. Muitas vezes uma imagem vale mais do que mil palavras. É isso que você pode conferir nos muitos livros sobre ele, disponíveis em sites de compras pela internet e grandes livrarias.










fonte e fotos: google / EGO - Globo.com

Nenhum comentário: