sexta-feira, 11 de junho de 2010

VISIONAIRE WOLRD em exposição

O Instituto TOMIE OHTAKE recebe a mostra Visionaire para todos os sentidos, que reúne os 50 primeiros números da exclusivíssima revista com sede em Nova York, em comemoração aos seus 20 anos. Com edições exclusivas de tiragens que vão de 400 a 6.000 exemplares, publicadas três vezes por ano, a Visionaire projetou-se nomundo por captar uma realidade em constante transformação, apontando com extrema singularidade as tendências de estilo – moda, arte, design etc.
O curador da exposição, Albrecht Bangert, o mesmoque fez a curadoria da mostra do designer Karim Rashid no Instituto Tomie Ohtake, destaca a capacidade de reinvenção constante da revista que, ao transformar cada uma de suas edições em verdadeiro objeto de arte, conquistou colecionadores.“O colecionador por excelênciaconserva as primeiras ediçõescomo um autêntico tesouro,estimulando-se pelo raro, pelohistoricamente singular; ouainda reúne os trabalhos ao seuredor por motivos estéticos,entusiasmando-se com osatributos artísticos reveladosnas capas”, comenta Bangert.
As formas e temáticas da Visionaire têm sido definidas por parceiros, como VanCleef & Arpels, Tiffany & Co, H.Stern, Louis Vuitton, Hermès, IFF International Flavors & Fragrances Inc. Cada qual com sua técnica e linguagem próprias colaboram na criação de lindas e elaboradas embalagens: caixas de madeira com chaves, frascos de amostras com fragâncias, gravação em ouro etc. Os 50 exemplares vieram para esta exposição acondicionados em um baú da Goyard especialmente produzido. Para o curador, Visionaire reflete um investimento que transcende toda a decadência diante do tempo, posto que ao papel, aos materiais e à embalagem, sem exceção, atribui-se a mais alta qualidade, algo a ser fruído não somente pelos olhos, mas também por meio do tato.
“No mundo da cultura, em constante mudança, Visionaire transformou-se em umespaço a um só tempo lúdicoe surpreendentemente sério, destinado a submeter valores à prova, espaço este que convida fotógrafos, comunicadoresvisuais, artistas e grandes empresas do segmento da moda e artigos de luxo a exploraremo potencial do novo”, conclui Bangert.


SERVIÇO:


EXPOSIÇÃO
20 maio a 20 junho 2010
Terça a domingo, das 11 às 20 horas
Entrada gratuita
Agendamento das 9 às 18 horas
de visitas orientadas com atividades educativas
para grupos previamente marcados.
Telefone 11 2245 1937

Nenhum comentário: