quarta-feira, 15 de junho de 2011

PARALELOS DE ARTE DURANTE OS DESFILES DA SPFW


DURANTE A SPFW ( DE 13 A 18 DE JUNHO), MUITA COISA EM PARALELO ACONTECE NAS DEPENDÊNCIAS DA BIENAL E DO PARQUE IBIRAPUERA. ALÉM DE MODA, MUITA CULTURA E ARTE É OFERECIDO AOS VISITANTES. QUE EVENTO MAIS DEMOCRÁTICO NÃO? CONFIRA UM POUCO DOS PARALELOS DE ARTE DURANTE OS DESFILES DA SPFW:


Dupla de fotógrafos holandeses vem ao SPFW para exposição


Inez Van Lamsweerde e Vinoodh Matadin vêm a São Paulo para prestigiar a abertura da exposição Pretty Much Everything, que reúne aproximadamente 286 imagens da carreira da dupla. O evento acontece durante a SPFW, começou dia 13 de junho, no prédio da Bienal. A exibição celebra o trabalho dos artistas europeus, consagrados por fotografar para grifes como Balmain, Chloé, Gucci, Yves Saint Laurent, Dior, Jean Paul Gaultier, Isabel Marant, Chanel, Roberto Cavalli e Stella McCartney. Fica no ar até dia 03 de julho. Terminado os desfiles da SPFW, a exposição será aberta ao público sem a necessidade de credenciamento ou convite.

FONTE:
http://modaspot.abril.com.br/desfiles/desfiles-spfw/spfw-verao-2012/dupla-de-fotografos-holandeses-vem-ao-spfw-para-exposicao













Manipulação digital é foco de Ruud van Empel, que expõe na SPFW

Na edição em que a SPFW comemora o ano da Holanda no Brasil, uma série de ações foi amarrada, entre elas a exposição “Pretty Much Everything”, da dupla Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, e a mostra do artista Ruud van Empel, que tem um trabalho maravilhoso, baseado no uso extremo do photoshop, misturando o hiper-realismo com fantasia. O trabalho de Ruud vai ganhar uma exposição especial aqui no Brasil, durante o São Paulo Fashion Week Verão 2012, com abertura na segunda-feira dia 13/06. As obras estarão disponíveis para visitação de quem estiver na Bienal até o fim da temporada de moda paulistana, que encerra no dia 18 de junho. Van Empel trabalha com fotografias que mais parecem desenho e tem todo um processo especial e detalhista de produção: primeiro, ele fotografa os modelos em seu estúdio e depois une essas imagens à fotografias de ambientes externos, como paisagens, plantas e animais. As roupas também são fotografadas separadamente, em manequins. A montagem é feita por meio digital e a composição final parece uma ilustração em alta definição. De cores e contrastes fortes, o trabalho de Van Empel muitas vezes tem crianças como personagens principais, geralmente enquadradas em ambientes cheios de informação, criando imagens ao mesmo tempo instigantes e etéreas. Ruud Van Empel é um artista holandês, nascido na cidade de Breda, em 1958. Van Empel estudou na academia de artes plásticas de Sint Joost, em sua cidade natal, entre 1976 a 1981. Ele já atuou como designer, cenógrafo de teatro, diretor de arte de televisão e em diversas produções cinematográficas e mais. Conheça – e deixe-se encantar – alguns dos trabalhos de Van Empel na nossa galeria.

fonte:











Bienal de moda reúne grandes designers do mundo na Holanda

Um dos maiores eventos culturais de moda do mundo começou este mês em Arnhem, uma cidadezinha no leste da Holanda. Talvez você nunca tenha ouvido falar deste lugar, mas, pela quarta vez, grandes nomes da moda se reúnem lá para a Arnhem Mode Biennale. O evento, que acontece ao mesmo tempo que a Bienal de Veneza, durante todo o mês de junho, vê passar por suas portas criativos, pensadores e fashionistas de toda a parte para participar de palestras, assistir a filmes e conferir o que Margiela, Raf Simons, Prada, Rodarte, Preen e outros mais têm a dizer. Nesta edição de 2011, somos apresentados à Amber – uma personagem fictícia inventada pelo diretor criativo Joff.  A musa, cujo nome é uma brincadeira com as iniciais do evento (AMB), encarna o espírito da Bienal e personifica a natureza multi-facetada da moda atual. Designers cuidadosamente selecionados foram convidados a expor peças e a projetar seus habitats em instalações conceituais. Com carta branca para todo tipo de experimentalismo, moda, arte e cinema se unem, oferecendo uma experiência intelectual e sensorial daquilo que a moda representa hoje em dia. Em exibição em três pontos pitorescos da cidade histórica, a bienal se divide entre os temas  Atmosferas, Elementos e Visões, explorando diferentes linguagens e processos de produção de moda. Há ainda uma sessão elaborada pela perfumaria parisience Six Scents, onde o Perfume Amber , criado especialmente para o evento, possibilita uma viagem olfativa e imaginária no mundo da personagem Amber. Sem dúvidas, a Arnhem Mode Biennale é um acontecimento de grande importância, onde as barreiras criativas geradas pelas limitações da indústria são quebradas. No contexto atual, onde tudo se se reinventa, nossas referências culturais precisam acompanhar o ritmo das mudanças. Oportunidades como esta ajudam a moda a estabelecer uma comunicação mais eficaz com o imaginário da sociedade. A Bienal vai até dia 3 de Julho. Para informações sobre acesso e hospedagem visite o site oficial.










Irmãos Campana e fundador do Droog Design se encontram no Design São Paulo


Um grande evento reunindo grandes nomes nacionais e internacionais invade a Oca, no parque Ibirapuera, durante a SPFW. É o Design São Paulo, que vai reunir vinte galerias e lojas de design. O projeto é uma parceria dos idealizadores Waldick Jatobá, Kátia d´Avillez e Lídia Goldenstein, com a Luminosidade e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod) e vem sendo planejado há quatro anos. O salão contará com mobiliário, iluminação e objetos de interior em peças únicas ou edições limitadas, tudo tratado como arte. Essa edição de estreia homenageia os irmãos Fernando e Humberto Campana, que expõe alguns de seus trabalhos mais marcantes, como a cadeira café, e os protótipos em alumínio e bambu da coleção Blow up, que a dupla desenhou especialmente para a Alessi (conceituada loja italiana de design). Além disso, Humberto e Fernando fazem uma palestra para contar suas trajetórias e processos criativos. A área de palestra e bate-papo é tão interessante quanto as obras, pois reúne artistas, arquitetos e especialistas em design debatendo assuntos como a gestão do design e sua relação com a arte. Entre os participantes, estão o artista Marcius Galan, a galerista Maria Baró, o arquiteto Marcio Kogan e o designer holandês Gijs Bakker, um dos fundadores do grupo Droog Design. Outra mostra especial é a dos designers Maurizio Galante, da Itália, e Tal Lancman, de Israel. A dupla marca presença com a exposição “Transversal Design”, que propõe um diálogo entre o design industrial e aquele voltado para a confecção de peças únicas e exclusivas. 

Confira o line-up completo das palestras e workshops do evento que é gratuito, mas sujeito a limitação de lugares:

Auditório da OCA (120 lugares/acesso por ordem de chegada)
15/06, às 15h: Palestra com Irmãos Campana
17/06, às 15h: Palestra com Gijs Bakker (ex-Droog Design)

Praça dos encontros (80 lugares)
19/06, às 15h: Palestra com Mana Bernardes

Mesas redondas:
“Design e Arte”, dia 15/6 às 18h
Participantes: Rianne Makkink, Marcius Galan , Maria Baró e Waldick Jatobá

Mediação: Taissa Buesco
“A Gestão do Design”
Participantes: Guto Indio da Costa, Ucho Carvalho e Fred Gelli

Mediação: Alexandre Lazzarotto
“As Vertentes do Design”, dia 17/6, às 18h
Participantes: Marcio Kogan, Guto Requena e Heloisa Crocco

Mediação: Maria Helena Estrada
Design São Paulo

OCA, Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº – Portão 3
de 15 a 17 de junho, das 14h às 22h
18 e 19 de junho, das 12h às 20h
contato@designsaopaulo.com.br
Veja na galeria algumas peças que estarão na Oca.

fonte:












PARQUE IBIRAPUERA:
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.
São Paulo - SP.
Tel: (11) 5573 - 4180.


Nenhum comentário: