sexta-feira, 7 de agosto de 2009

BOM RETIRO FASHION BUSINESS - Verão 2009/2010


Bom Retiro Fashion Business
Primavera/Verão 2009/2010
Local: Ao ar livre, na rua Ribeiro de Lima
.
.
.
LINE-UP:

03/08, às 12h30 > Marcas: Companhia das Calcinhas, Companhia Baby, Cenarium, Crorela, Vita Gabi, Biro, Gazzy
03/08, às 14h30 >
Marcas: 101%, Guelt, Spot Shoes, Biquini Brasil
04/08, às 12h30 > Marcas: 101%, Guelt, Spot Shoes, Biquini Brasil
04/08, às 14h30 > Marcas: Companhia das Calcinhas, Companhia Baby, Cenarium, Crorela, Vita Gabi, Biro, Gazzy

Nos dias 3 e 4 de agosto, aconteceu o BOM RETIRO FASHION BUSINESS. Um evento voltado ao público varejista e atacadista. Os desfiles aconteceram na Rua Ribeiro de Lima numa super organização. Em dois horários: primeiro desfile 12:30 e o segundo desfile ás 14:30. O interessante é que ao terminar os desfiles imediatamente as pessoas já puderam conferir e comprar as peças expostas. Na passarela destaque para a DJ Curitibana e ex BBB7 Analy, que arrasou!
Eventos como esse movimentam e aquecem ainda mais o mercado têxtil, de calçados e acessórios que vem crescendo muito a cada dia. Um dos maiores centros de compras nacionais, recebe diariamente 70 mil consumidores de todo Brasil, e as lojas contam com estilistas próprios que sempre viajam em busca de novidades e tendências. É um shopping a céu aberto. Uma infra-estrutura completa pra você fazer suas compras tranquilamente. Você ainda conta com um mapa gratuito com o roteiro das melhores lojas.
.
.
.
FASHION TOUR Entrevista
No segundo dia do evento na terça-feira, 4 de agosto, FASHION TOUR bateu um papo com Kelly Cristina Lopes - Secretária Executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro. Ela organiza e coordena o Bom Retiro Fashion Business e está fazendo isso desde o primeiro evento. Ela fala um pouco sobre o evento em si e sobre o bairro que mais cresce em consumidores de São Paulo. Acompanhe:

FASHION TOUR: Qual o objetivo principal do BRFB e em termos gerais, o que é esse evento?
KELLY CRISTINA: Esse evento começou em 2000 na Fenícia, uma feira em São Paulo em que alguns lojistas participavam. De 2005 pra cá os lojistas se perguntavam, por que não fazer o evento no próprio bairro? Então surgiu a idéia e o objetivo foi esse, fazer o desfile aqui, na hora os clientes já assistem o desfile e já vão paras as lojas fazerem suas compras. E como objetivo também fortalecer a economia do bairro, movimentar e incentivar as pessoas de que aqui temos produtos melhores.
FT: Então o público alvo não seriam só os lojistas e profissionais da área, e também principalmente o público consumidor?
KC: Também. Apesar do bairro ser 80% varejista e 20% atacadista, as marcas que estão desfilando são atacadistas e varejistas, então ele é democrático. Tanto para o lojista que vem de fora fazer suas compras ou para o consumidor final que assistiu o desfile, já pode fazer compras, o que eles estão vendo na passarela já tem pronta entrega nas lojas.
FT: Esse evento acontece duas vezes ao ano?
KC: Isso. Geralmente é no lançamento da coleção primavera/verão e outono/inverno. O que está sendo desfilado nessa edição são oito marcas que representam o que tem no bairro todo. São oito segmentos: calçados, acessórios, bolsas, moda feminina, moda praia, lingerie, moda para senhoras, representando um pouco de cada coisa que tem no bairro.
FT: Eu estava observando o Line-up do evento e reparei que o mesmo desfile que aconteceu ontem, acontece hoje também. São as mesmas marcas.
KC: É, nós repetimos pelo seguinte: tem muita gente que vem de fora, quem desfilou ontem no primeiro horário desfila hoje no segundo. Porque nós temos públicos diferentes de um dia pro outro então agente repete os desfiles.
FT: Qual a expectativa de público consumidor?
KC: No desfile em torno de 2 mil pessoas por dia. Mas no bairro geralmente recebemos em torno de 70 mil pessoas diariamente. Com o desfile isso aumenta de 5% a 8% o número de visitantes.
FT: Acaba o desfile as pessoas correm pra comprar.
KC: Isso, por isso os desfiles são cedo. Primeiro horário 12:30 porque depois as pessoas tem a tarde pra fazer compras e 14:30 que dura em torno de uma hora e as lojas fecham as 17 horas.
FT: Qual o principal atrativo, o que faz as pessoas comprarem no Bom retiro além dos preços bons?
KC: O preço é justo, você compra um produto pelo preço real dele. E o lançamento de produtos novos a cada dia, o atacado chega a lançar de 5 a 10 peças novas por dia, então o cliente que vem pra cá essa semana e vem na semana que vem encontra produtos diferenciados.
FT: O Bom Retiro já teve fama de "brega", até antiquadro e hoje em dia é frequentado por pessoas de alto padrão. O que mudou?
KC: O que mudou realmente foi o profissionalismo. Os lojistas começaram a perceber de 8 a 10 nos pra cá, que não adiantava ter um produto de baixa qualidade, então eles começaram a se profissionalizar desde a estrutura da loja até o produto final. A maioria das marcas tem seu próprio estilista, eles viajam de 3 a 4 vezes ao ano pra fora em busca de tendências na Europa.
FT: Você acha que as lojas daqui tem uma perspectiva de projeção nacional, derrepenete um dia participar de grandes eventos como São Paulo Fashion Week ou outro dessa magnetude?KC: Agente acredita que sim pois eles estão se profissionalizando cada vez mais, e as marcas estão muito preocupadas com sua indentidade e têm essa pretensão sim. Acredito que em no máximo 5 anos algumas marcas daqui estarão sendo representadas lá fora também.
FT: Como é feita a divulgação do desfile além da internet, vocês têm algum projeto de mídia para atrair o público?
KC: Quem organiza o evento é a Associação dos lojistas, e ela é sem fins lucrativos. Nós não fazemos promoção pra divulgar o evento e o bairro em mídias pagas. Nossa propaganda é espontânea e a divulgação é mesmo no "boca-a-boca". É uma crescente, não temos um mega patrocinador, a notícia vai se espalhando entre as pessoas, entre os lojistas e pequenos apoiadores. Por estarmos na 7ª edição nossa mídia espontânea é muito grande.
FT: E a segurança aqui no Bom Retiro? As pessoas reclamam, elas ficam satisfeitas de vir aqui fazer compras tranquilamente ou deixa a desejar?
KC: Nós temos uma facilidade de estar aqui, por que estamos perto do QG da polícia militar, a polícia municipal também está muito próxima, temos um forte apoio da subprefeitura. Estamos tranquilos nesse aspecto.
FT: Acesso pra cá também é execelente. Fácil de chegar.
KC: Nós estamos entre 3 metrôs: Luz, Tiradentes e Armênia. Muitas linhas de ônibus também.
FT: O que as pessoas mais procuram aqui, o que elas mais querem comprar?
KC: A mulherada vem em massa!(rs). Aqui, 80% das lojas são de moda feminina. Mas geralmente vem a familia toda por que temos moda para todos os públicos. O foco realmenete são as mulheres que gostam de uma novidade. Pode não fazer uma compra muito grande, mas aqui ela acha uma peça de 20 reias, um vestido de 30 reais, mesmo sem poder aquisitivo muito alto ela sempre acha algum coisa bonita e acessível pra compar.
FT: Algum segmento que é mais requisitado?
KC: Roupas femininas. Mas de 2 anos pra cá, os acessórios vêm se fortalecendo muito. Em 8 meses abriram 8 lojas novas de bolsas, bijouterias. É um segmente que vêm crescendo muito aqui no bairro.
FT: Tem muitos camelôs por aqui. Qual a relação entre eles e os lojistas? O público reclama?KC: Atrapalha um pouco a acessibilidade nas calçadas. Mas a prefeitura promove algumas ações, nós não nos envolvemos com eles, é um controle da prefeitura mesmo, ás vezes junto com a polícia militar.
.
.
.
Desfiles
Os melhores looks das passarelas do BRFB:

101% - moda feminina senhoras
Birô - bolsas e cintos
Companhia das calcinhas - lingeries
Gazzy - moda jovem masculina e feminina
Guelt - moda feminina
Spot Shoes - calçados e acessórios (feminino e masculino)
Biquini Brasil - moda praia
Moda em atacado - um portal de vendas on line que visa diminuir as distâncias entre compradores e atacadistas do Bom Retiro, Brás e 25 de março.

Tendências
O verão no Bom Retiro vem muito colorido, peças com pegada étnica e estampas safári e de bichos foram hit. Parece que as sandálias gladiadoras vieram pra ficar, em time que está ganhando não se mexe! Nos acessórios a diversidade fala alto, burocracia no tamanho das bolsas e cintos.
.
.
.
FASHION TOUR Entrevista
A equipe FT encontrou a DJ Curitibana e ex BBB7 Analy, que desfilou no evento. Em entrevista exclusiva ela bate um papo com agente e conta sobre sua carreira, seus projetos e sua parceria com a loja GUELT no Bom Retiro. Acompanhe a entrevista:

FASHION TOUR: Analy, o pessoal aqui da loja Guelt falou que você tem um projeto junto com eles, você remixou um Cd pra eles. Fala um pouquinho sobre isso.
ANALY ROSA: Então a idéia foi criar um cd pra fazer parte do desfile da coleção e aí eu pensei, música e moda tem tudo a ver então vamos fazer um cd para os clientes da Guelt remixado por mim.
FT: O cd fica tocando na loja enquanto as pessoas fazem suas compras, ele está a venda? Como é a circulação desse cd?
AR: Não é um cd vendável até porque ele não tem dieitos autorais para ser vendido, é na verdade um cd de presente para os clientes da Guelt e ele fica tocando sempre na loja. Boa música sempre inspira boas compras!
FT: Faz tempo que você participa aqui do Bom Retiro Fashion Business?
AR: É a primeira vez que eu desfilo. Mas a parceria com a Guelt vem desde 2007. Já fotografei para eles, catálogos, campanhas, lookbooks, sempre estamos juntos e esse ano surgiu o convite para desfilar pela marca.
FT: E como surgiu essa parceria entre você e a loja?
AR: Eu tenho uma amiga em Curitiba que vende Guelt. Então eu entrei na casa do BBB e levei muitas roupas da marca. Então quando eu saí do programa eles entraram em contato comigo e me trouxeram na loja pra conhecer e tudo, aí começou a história.
FT: Você já participou do Big Brother Brasil. Você fica a vontade em falar sobre isso?
AR: Não tenho problema nenhum em falar sobre isso... Foi uma coisa muito legal que aconteceu na minha vida, sempre vai fazer parte. Tenho orgulho.
FT: O público em geral vê você mais como a Analy, ex BBB ou Analy, a DJ?
AR: Os dois. Antes de entrar no BBB eu já era DJ e sempre fui. E o Big Brother me apresentou para o Brasil como DJ. Então uma coisa está ligada com a outra. Muita gente vai nas festas para me ver tocar e quer me ver como DJ e como a Analy do BBB tocando, é bem dividido.
FT: De certo modo isso te abriu algumas portas?
AR: Todas as portas! Porque esse mercado da música eletrônica é muito competitivo, tem muitos DJs no mercado e você demora um tempo pra conquistar um nome. Nós temos artistas muito bons aqui no Brasil. E o BBB me deu essa oportunidade de mostrar o meu trabalho pro Brasil inteiro e até hoje essas portas ainda estão abertas!
FT: E qual o lugar do Brasil que você mais toca e que você tem seu maior público?
AR: Eu já toquei em quase todos os estados. Mas é em Goiás que sou bem requisitada. Eu quase que toco mensalmente em algum lugar de Goiás. Brasília também, o Centro Oeste é um lugar que eu toco bastante.
FT: Você tem algum plano de carreira internacional?
AR: Eu tenho sim, acho que todo artista deve ter um plano internacional. Só não consegui realizar isso ainda porque eu tive um bebê há onze meses. Eu saí da casa do BBB, tive muitos trabalhos, o que não me deixou com tempo pra viajar e logo em seguida tive meu filho. Então assim que eu puder, quando ele estiver um pouquinho maior, eu vou sim tocar fora do Brasil.
FT: E a família acompanha? Você leva eles junto ou você vai administrar isso de outra forma?AR: Depende... Depende da época, depende do tamanho dele. As vezes não dá pra levar ele porque eu toco na noite, terei que analisar a proposta, a viagem, o trabalho. Tenho que ver se é possível conciliar umas férias e levar a família junto. Agora eu vou dar um upgrade no meu show. Eu quero fazer um curso de Live, que é a discotecagem ao vivo. Com isso quero fazer algo sincronizado com imagens, um show diferente. Quero fazer isso agora pro final do ano.
FT: Você pretende fazer outros trabalhos como atuar ou cantar?
AR: Eu tenho interesse em trazer uma cantora pra se apresentar junto comigo na cabine, dar uma inovada. Mas cantar, atuar, não quero nada disso. Não tenho o dom não (rs).


O mapa da mina
E se você é adepta das boas compras, novidades, qualidade e bom preço, corra já para o Bom Retiro. Fácil acesso de metrô e ônibus e se fôr de carro, há vários estacionamentos nas redondezas. Veja nesse mapa as melhores ruas para fazer suas compras. Um comércio aquecido o ano todo para atacadistas e varejistas. Boas compras!



Agradecimentos:
Silvia Guerra
Kelly Cristina
Analy Rosa
Reportagem:
Fernanda Costa
Imagens:
Michel Carvalho

Nenhum comentário: