terça-feira, 18 de agosto de 2009

Capital Fashion Week - Brasília - DF

O evento
Mais um evento que adentra o calendário fashion brasileiro desde 2005. Desde o primeiro momento, o Capital Fashion Week deu prioridade à criação local: o lançamento nacional de jovens estilistas da região Centro-Oeste - escolhidos através do concurso denominado Novos Talentos; e a valorização das fábricas e estilistas locais de confecções, jóias, bolsas, sapatos, acessórios e artesania.
Com o surgimento do CFW em 2005, Brasília acordou para o potencial da moda como setor que alavanca muitas outras atividades. Os shoppings passaram a fazer eventos localizados para promover suas lojas. Diversas faculdades e universidades criaram cursos relacionados com esse segmento. Surgiram publicações e sites especializados em moda no DF e desenvolveram-se pelo menos cinco agências de modelos, que hoje exportam valores masculinos e femininos principalmente para o mercado do Oriente. Mais que apresentar tendências, o CFW tem como missão incentivar a moda sustentável e igualitária, atenta aos meios de produção e à responsbailidade sócio-ambiental, além da facilitação para que o mercado receba e consuma essa nova concepção fashion. Tal visão viabilizou parcerias importantes como a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), através do programa TexBrasil, e a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), que traz oito marcas para desfilar para o público brasiliense.


Quando rolou?
Dias: 12, 13, 14 e 15 de agosto de 2009
Hora: 16h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília


LINE UP:
Os melhores looks dos estilista do CFW

dia12
16h30 Miranda Castro
Moda Solidária
17h30 Romildo Nascimento
18h00 Paola Robba e Poko Pano
19h00 Uma para Ortiga 19h40 Monna por Corporeum
20h30 TNG


DESTAQUES:
Gisele Itiè para Miranda Castro
Thaila Ayala para Corporeum / Monna
Giovanna Ewbank para TNG




dia 13
17h00 Sandra Lima
18h00 Lilica & Tigor18h30 Concretamente Brasília
19h00 Setemares
20h00 2 Tempos
20h30 Dona Florinda
21h00 Maurício Medeiros para Agiafatto

DESTAQUES:
Jonatas Faro para Dona Florinda
Tânia Khalill para 2Tempos
Sabrina Sato para Setemares


dia 14
17h00 Clarice Garcia
18h00 Camila Prado
18h30 Aguadailha
19h00 Talentos do Brasil
20h00 Patachou
20h30 Lei Básica
21h00 IESB

DESTAQUE:
Sheron Menezes para Aguadailha

dia 15
17h00 Se Essa Roupa Fosse Minha
18h00 Sann Marcuccy
19h00 Eliel Sallustiano (Sala 1)
20h00 Bem Me Quero
21h00 Akihito Hira

Concurso Novos Talentos
De 2005 a 2009, 22 jovens estilistas foram lançados pelo concurso Novos Talentos. Alguns deles vêm atuando fora do DF e até no exterior. Aqueles que permanecem no DF mantêm ligação estreita com o Capital Fashion Week, passando a se chamar Estilistas do CFW. Nessa condição, apresentam suas coleções no evento, fortalecendo suas marcas no mercado.
Confira os ganhadores:
2005
Camila Prado, Eliel Salustiano, Ézio Evy, Fernanda Ferrugem, Léo Alves, Luiz Kokay, Martha Pires, Rejane Cadore, Silvia Natashy, Andréia Menezes e Ezequiel Silva.
2006
Cristina Silva, Camylla Portela e Sandra Lima, Jean Matos, Marina Francischetti e Vanessa Cavalcante, Maísa Sousa, Mila Petry, Romildo do Nascimento, Tabatha Melo.
2007
Bárbara Ávila e Moema Coelho, Francimar da Silva e Pedro Valle, Gefferson Vila Nova, Glória Juliane Rabelo, Romilda Gomes e Priscila Bosque.
2008
Akihito Hira, Clarice Garcia, Sann Marcuccy.

Estilistas do CFW
Em 2009, a direção do evento e o consultor Jum Nakao decidiram investir em um grupo de estilistas oriundos do Concurso de Novos Talentos, denominando-os Estilistas do CFW, com o objetivo de prepará-los para uma atuação profissional e autônoma. São eles:
Akihito Hira
Camila Prado
Clarice Garcia
Eliel Sallustiano
Priscila Bosquê e Romilda Gomes
Romildo Nascimento
Sandra LimaSann Marcuccy

respectivamente


RECICLAR É FASHION
É um dos eventos que rolou durante o Capital Fashion Week. Roupas e artigos de decoração feitos com material reciclado. A preocupação da organização do evento é em ressaltar a importância da sustentabilidade na 7ª edição do Capital Fashion Week. A ideia é mostrar que o luxo pode ser feito com peças retiradas do lixo. Uma das atrações do espaço é a exposição de 11 vestidos femininos confeccionados pela Companhia do Lacre e pelos estilistas do CFW. “A sociedade está se conscientizando com o conceito de reciclagem. Brasília tem muita coisa legal e vários grupos trabalham com isso. A cidade já tem até o serviço de coleta seletiva”, observa Luciana Gastal, idealizadora da decoração do local e especialista em patchwork - técnica desenvolvida com retalhos.


fontes: site do evento: www.cfw.com.br / UOL moda
imagens: Cristiano Sérgio/Fotofotum.

Nenhum comentário: