sexta-feira, 10 de julho de 2009

“Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”

A mostra conta com a curadoria da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. Serão exibidos 50 figurinos completos de coleções inspiradas pela África, Ásia, Espanha, Marrocos, Rússia e Índia em manequins projetados pelo próprio estilista; além de croquis originais e dois vídeos – uma entrevista e o registro de seu último e monumental desfile, realizado no Centro Pompidou, em Paris. Os figurinos são acompanhados por mais de 240 acessórios, como braceletes, brincos, sapatos, chapéus e turbantes. As peças estão distribuídas em três salas pintadas de cores fortes, reforçando o tom étnico da exposição, e pertencem ao acervo da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent. “A exposição vai apresentar 40 anos de criação de Yves Saint Laurent, através de sua visão dos países que mais lhe inspiraram”, explica o produtor da exposição, Christophe Coffrant.
O estilista, nascido na Argélia, não gostava de viajar e saiu poucas vezes da França, mas inspirou-se em sua própria imaginação, da literatura, arte e música a que tinha acesso para criar seus modelos. Suas ‘Viagens Extraordinárias’ são fruto dessa junçao de sua criatividade e de seu mundo interior.
A mostra promoverá também oficinas de moda com a consultora de moda Helen Pomposelli, que serão realizadas aos sábados e domingos, das 10h às 18h, sob coordenação do Instituto Zuzu Angel e da Universidade Estácio de Sá. Serão três tipos de oficinas, nas quais crianças poderão fazer colagens, usando tecidos e aviamentos, fazer croquis de figurinos, colorir e escolher os tecidos para um figurino e montar as roupas com os tecidos em bonecas de papel.


Os cartões LOVE que YSL criava e enviava a seus amigos durante muitos anos também estão expostos. Eles estão suspensos em todo o espaço do CCBB Rio.



Serviço:
“Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”
Visitação pública: 26 de maio a 19 de julho de 2009
Local: CCBB Rio
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel: 21 3808.2020
De terça a domingo das 10h às 21h
Entrada franca

Yves Saint Laurent - uma breve história de dedicação total a moda


Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent
(Oran, 1 de Agosto de 1936 — Paris, 1 de Junho de 2008)
Nascido na Argélia, St. Laurent era filho do presidente de uma companhia de seguros e seu gosto pela moda lhe foi despertado pela mãe. Aos 17 anos, deixou a casa dos pais para trabalhar com o estilista Christian Dior, de quem herdou o controle criativo da casa Dior após a morte de seu mentor em 1957, com apenas 21 anos de idade, e assumiu o desafio de salvar o negócio da ruína financeira. Pouco depois de conseguir sucesso no objetivo, St. Laurent foi convocado para o exército francês, durante a Guerra de Independência da Argélia. Após 20 dias, o estresse de ser maltratado e ridicularizado pelos colegas soldados levaram-no a ser internado num hospital mental francês, onde ele foi submetido a tratamento psiquiátrico, incluindo terapia por eletrochoques, devido a um esgotamento nervoso. Voltando à vida civil, em 1962 St. Laurent saiu da Dior e fundou sua própria marca, YSL, financiado por seu companheiro Pierre Bergé. O casal se separaria afetivamente em 1976 mas continuariam parceiros de negócios por mais de trinta anos.
Nos anos 60 e 70, a marca se tornaria conhecida em todo mundo por sua praticidade conjugada com sofisticação, com o ponto alto de sua criatividade no lançamento do smoking feminino, que permitiria dali em diante às mulheres trabalharem de calças compridas.
Em 1966, foi o primeiro a popularizar o Prêt-à-porter, a moda de bom gosto e bom corte, a preços mais acessíves que a alta-costura, em sua boutique Rive Gauche, em Paris. Foi também o primeiro estilista do mundo a usar manequins negras em desfiles de moda.
Em 1983, ele se tornou o primeiro designer de moda vivo a ser honrado com uma exposição de seu trabalho no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque.
Em 2001, recebeu das mãos do presidente da França, Jacques Chirac, a Legião de Honra (Ordre National de la Légion d'Honneur ), no grau de Comandante. Com Pierre Bergé, ele criou uma famosa fundação em Paris, que mostra toda a história da casa YSL, com mais de 15 mil objetos e 5 mil peças de vestuário. “Nada é mais belo do que um corpo nu. A roupa mais bela que pode vestir uma mulher são os braços do homem que ela ama. Mas, para aquelas que não tiveram a sorte de encontrar esta felicidade, eu estou lá.” (Yves St. Laurent).
Em janeiro de 2002, o estilista anunciou que estava deixando o mundo da moda durante a apresentação de um desfile seu, que trazia uma retrospectiva de todas suas criações, ao longo de seus quarenta anos de carreira.
St. Laurent morreu em Paris, diagnosticado com câncer cerebral, às 23h10min de 1 de junho de 2008.
Em fevereiro deste ano, sua coleção de arte (em conjunto com o ex-companheiro Pierre Bergé) foi leiloada por 370 milhões de euros, recorde para leilões dessa natureza. No acervo, antiguidades chinesas, pinturas de Matisse e esculturas de Brancusi.



imagens: Google / fonte: site do Banco do Brasil / Ano da França no Brasil

Nenhum comentário: