segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bulgari: Da história a eternidade - 125 anos da joalheria italiana.


Bulgari: Da história a eternidade - 125 anos da joalheria italiana.
Curadoria: Amanda Triossi

22 de maio - 13 setembro 2009
Palazzo delle Esposizioni - Roma


Palazzo delle Esposizioni apresenta um grande show de uma marca totalmente devotada a joalheria em seus 125 anos de aniversário com a abertura da primeira loja em Roma em 1884. É um evento extremamente significativo para os italianos, em particular para a história da joalheria mundial, pois sobreviveu á uma evolução européia de joalheria através da produção de peças que são um legado para o mundo. Trazendo perto de 500 peças criadas entre1884 e 2009, a exposição pretende ilustrar a originalidade e o sucesso de um estilo absoluto e distinto e ao mesmo tempo, celebrar a extraordinária técnica e criativa qualidade dessa famosa marca Romana.
Feita cronologicamente, as seções temáticas distribuídas em 8 galerias (uma delas interiramente dedicada a Elizabeth Taylor), começam falando da prata desde os materiais até as fábricas, depois Sotirio Bulgari (Foto dele ao lado - nasceu em 1857 e morreu em 1933), um grego que se firmou em Roma em 1881 e foi o grande criador da marca. Tem um seção dedicada ao explêndido estilo Art Déco, ilustrando claramente o sucesso que a marca alcançou nos anos 30 quando a segunda geração dos Bulgari, Giorgio and Costantino, substituiram Sotirio. A amostra continua com os mais representativos exemplos dos anos 40 e 50, onde a influência estilística pelas jóias parisenses da moda estavam em alta, e conduz o visitante a um tour pelos anos 60. A joalheria aqui, numa forma bem compacta, mostra formas, cores, gemas, várias combinações possíveis e inesperadas que revelam o começo de um distinto estilo que coincide com a chegada da terceira geração da Bulgari, com Gianni, Nicola e Paolo. As ecléticas e originais criações de 1970, vieram desde inspirações das tradições indianas até a Pop Art, onde com essa inovação, muitos desenhos ousados surgiram nos anos 80 e 90. O destino final dos visitantes no Palazzo delle Esposizioni, é uma sala inteira dedicada a mais preciosa e exclusiva criação do novo milênio com depoimentos do contínuo sucesso da Bulgari, agora sob a direção da quarta geração: Francesco Trapani. Aqui, um anel de diamante de incomparável e de irresistível beleza e valor concluem o tour. A exposição também dedica atenção á alguns temas mais significantes do estilo Bulgari como: moedas tranformadas em jóias, jóias de serpentes, o logotipo BVLGARI tranformado em epígrafia romana e usado como elemento decorativo. Uma seção inteira dedicada a Dolce Vita e ao cinema dos anos 50 e 60. O visitante poderá apreciar também as jóias sendo usadas por grandes estrelas do cinema como Ingrid Bergman, Gina Lollobrigida, Sophia Loren, Anna Magnani, e outras celebridades por meio de fotografias e vídeos.
Aproximadamente 2 mil itens mostrados (entre peças, fotos, arquivos e videos), fazem parte da Bulgari Vintage Collection - uma coleção retrospectivaque não está a venda - enquanto jóias vieram de uma coleção privada e são expostas pela primeira vez. A exibição termina com um rico livro/catálogo contendo 376 páginas com ilustrações, disponível em italiano, inglês e francês.
.
.
.
Aprecie parte das belíssimas e preciosas jóias de enxer os olhos. E ao final, um sêlo postal italiano comemorativo, feito em homenagem aos 125 anos da marca:




Site oficial da Bulgari - BVGARI:

Site oficial da exposição para maiores informações:

Nenhum comentário: