quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FASHION DOWNTOWN - SÃO PAULO

Até o final dessa semana acontece a terceira edição do FASHION DOWNTOWN. Na praça Patriarca, Centro de São Paulo, acontecem muitas festividades com participação ativa do público. A apresentadora Roberta Amaral comanda o evento que traz além de desfiles de moda e beleza como corte de cabelos no palco, diversos tipos de manifestações artísticas e culturais, como danças, grafites e grupos musicais. Além disso também são bem vindas ao palco desfiles de camisetas de grandes campanhas, ações sociais, educativas, ambientais e conscientização de diversas áreas, principalmente saúde. Bem como um desfile especial de cadeirantes e do grupo da terceira idade comandado por Lúcia Fabro.





ENTREVISTA
Fashion Tour esteve no segundo dia (terça / 22) e conversou com Antônio Carlos Costa, presidente do evento. Ele nos falou um pouco sobre esse projeto que já esteve em grandes capitais internacionais como Vancouver, Milão e Paris. Acompanhe:


FASHION TOUR: O que é o Fashion Downtown?
ANTÔNIO CARLOS: É um evento que foi criado como mais uma peça de revitalização do Centro. E esse ano, graças ao trabalho da CEP (Central de Estratégias Promocionais) que é a empresa que organiza, ela tem 40 anos no mercado, ela cria, administra e executa atividades promocionais. Além disso, ele foi criado porque a Rua São Bento vem se tornando uma passarela, muita moda aqui no centro porque as principais grifes estão aqui como TNG, Hering, Cavalera, Via Uno, Les Filós, a lista vai longe (rs). Então o FD veio para mostrar que na verdade a grande passarela é a rua.

FT: Qual o público que vocês pretender atingir?
AC: Nosso evento é voltado para todos os públicos. Desde o A até o E. Porque nós trabalhamos com lojistas que atendem várias classes. E esse ano, nós fazemos também a inclusão social, fizemos o primeiro desfile para cadeirantes e cegos em São Paulo.

FT: Você vê isso como o principal objetivo do evento? A inclusão social, a revitalização do Centro?
AC: Isso sempre foi nosso objetivo principal. O FD é um lançador de inclusão social. O Centro precisa ser glamorizado para que você capte outras pessoas para visitarem a região, para tirar essa imagem de que o Centro só tem bandido, trombadinha, etc. O Centro é moda.

FT: Ano que vem tem mais?
AC: Estamos confirmados, 2010 o evento já entra no calendário oficial de São Paulo. Em duas edições: outono/inverno e primavera/verão.

FT: Qual o critério da escolha das marcas que vão desfilar?
AC: Nós convidamos os lojistas a participarem, não só da região central. A região central é muito vasta. Bom Retiro é considerado Centro, Brás também, até um comecinho da Avenida Paulista. Uma área muito grande é considerada Centro de São Paulo.

FT: Você enxerga eventos parecidos no Brás e no Bom Retiro como concorrentes?
AC: De maneira nenhuma. Cada um tem seu nicho de mercado. E nosso evento é diferente porque envolve todo o Centro. É muito mais amplo. Não somos concorrentes, pelo contrário, todos esses eventos ajudam a divulgar a moda.

FT: Como surgiu a idéia do FD? As pessoas participam bastante?
AC: A idéia surgiu em 2008, e já colocamos em prática. As pessoas elogiam mesmo porque nós sempre agregamos alguma coisa diferente como algum artista de rua. O FD valoriza o artista de rua e como eu já disse, ele é uma peça de revitalização do Centro.

FT: Você acha importante o fator "celebridade" para atrair ainda mais o público?
AC: As celebridades são as roupas e os lojistas. Com presença de celebridade, como a fica a roupa do cliente? Ninguém vê. O importante é mostrar a roupa do cliente. Essa é nossa finalidade, a pessoa vê a roupa na passarela e já vai até a loja para comprar.



E no vai e vém dos basckstages, rapidamente batemos um papo com Lúcia Fabro. Ela é coordenadora do Grupo Lúcia Fabro e professora de manequim para a maturidade. Seu grupo participa de eventos com desfiles temáticos e culturais. Estarão no Fashion Downtown a semana toda desfilando um tema por dia.

FASHION TOUR: Qual o tema do desfile de hoje?
LÚCIA FABRO: Hoje nós vamos desfilar o Brasil. Representando nossa pátria, e um pouco de tudo que há no nosso país. Começando pelas nossas riquezas naturais, o cacau, o café, algodão, cana-de-açucar e a borracha. Depois vem a fauna, a flora, o índio. Vamos mostrar um pouco de Carmen Miranda, o turista, o carnaval, o menor abandona e finalizamos com o Pelé, que também é nosso grande tesouro.
FT: Quais os temas dos outros dias?
LF: Na segunda apresentamos primavera, na quarta vamos desfilar com roupas feitas de materiais reciclaveis e na sexta feira vamos incentivar a doeção de órgãos.


Na quinta feira (24), os organizadores preparam uma agenda especial para noivas. Durante todo o dia, a programação será voltada para o tema. Confira a programação completa e outras informações no site: www.fashiondowntown.com.br. E se você mora em São Paulo ou só está de passagem, não deixe de passar pelo belíssimo centro da cidade que está sendo revitalizado e aproveite este evento cultural e gratuito. Vale a visita.

SERVIÇO:
Fashion Downtown
de 21 a 25 de setembro
Das 11h ás 17h
Praça Patriarca - Centro de São Paulo
Informações: (11) 3107-2822 / 3104-7788
contato@fashiondowntown.com.br


Agradecimentos:
Neila Carvalho
Valéria Rambaldi
Antônio Carlos Costa
Matéria:
Fernanda Costa
Imagens:
Roberto Stefani

Um comentário:

Dylan disse...

Ola Moda Brasil tour, tudo bem?
Gostaria de uma informação, eu participei do Fashion Downtown, no desfile das Bolsas Dylan, gostaria de saber se vocês tem fotos do meu desfile tbem???
Grata,
Aguardo resposta.
Dylan