segunda-feira, 8 de junho de 2009

CASA DE CRIADORES - VERÃO 2010

Em meio a tantas semanas de moda no exterior e aqui no Brasil, a Casa de Criadores é quase a minha preferida. No geral me agradam mais as coleções de verão, corpos a mostra, mais leveza nos materiais e nas cores ao contrário do inverno pesadão com cores escuras e com preços mais elevados. Em 1997, um grupo de estilistas aspirantes junto com o jornalista André Hidalgo (ele trabalhou por 4 anos no jornal Folha de São Paulo e atualmente, além de diretor geral do evento, é sócio proprietário do Clube Glória, uma das principais casas noturnas de São Paulo.); resolveram montar esse grupo para poder lanças suas coleções. Com o tempo o evento tomou forma, visibilidade atraindo estilistas do Brasil inteiro, tomou o conhecimento das pessoas e se tornou um dos mais importantes evento de moda do calendário nacional. E não só de moda, mas também de música eletrônica, design e muita, muita criatividade!Desde a sua primeira edição, a Casa de Criadores já lançou e projetou nomes como: Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, V.Rom, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Simone Nunes, Giselle Nasser, Rita Wainer, Juliana Jabour, Gêmeas, Walério Araújo, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.

Ficha técnica
Patrocínio máster: Lez a Lez
Patrocínio: Brastemp, Nívea body, Lunelli Têxtil, Red Bull Music Academy e Shopping Frei Caneca
Apoio Institucional: Sinditêxtil, Texbrasil, Abit e Apex
Branding e Conteúdo: Imageneer
Parceria: M360Direção Geral: André Hidalgo
Produção Executiva: Nelba Cardoso
Direção dos Desfiles: Mycaela Gutierrez
TV Casa de Criadores: Dácio Pinheiro
Coordenação de camarim: Briza
Iluminação" Stage
Sonorização: Marcelo Conde
Make & Hair: Agência Capa
Assessoria de Imprensa: namídia assessoria de comunicação.
site ofical: www.casadecriadores.com.br

LINE UP 25ª Casa de Criadores verão 2010:
  • 27 de Maio
Abertura do Louge: 19h
Início dos desfiles: 21h
Interferência: Urussai Desfiles: Karin Feller, R. Rosner, João Pimenta, Ianire Soraluze, Milena Hamaní e Der Metropol
Música:21h: The Cleaners
23h: Nikita
  • 28 de Maio
Abertura do Louge: 19h
Início dos desfiles: 21h
Instalação: Onassis Desfiles: Mahogany, Danilo Costa, Twooin, Arnaldo Ventura, Jadson Raniere, Tudicofusi, Purpure, Geraldo Couto, Add, Prints I Like e Rober Dognani
Música:21h: Plano Próximo
23h: Dark Disko Rebuplik
  • 29 de Maio
Abertura do Louge: 19h
Início dos desfiles: 21h
Instalação: Casa de Quem!
Desfiles: Gêmeas, Marcelu Ferraz, No Hay Banda, Tony Jr., Diva, André Phergom, Walério Araújo e Onono
Música:21h: The Junkie Dogs
23h: Subburbia

QUEM È QUEM

Segue ficha de cada um com parte de seus modelos desfilados, só os melhores looks!
Mais informações e mais fotos dos desfiles em:
ou no portal de Glória Kalil, mega expert em moda: http://chic.ig.com.br

Purpure
A Purpure entrou para o universo da moda com um objetivo certo: fugir dos habituais clichês da moda praia, através da construção de uma identidade de marca peculiar e instigante. Formado pelos designers Weider Silveiro e Mark Greiner, o laboratório criativo mescla as referências oceânicas de sua base em Fortaleza com os ares cosmopolitas de São Paulo, seu outro endereço. Sua abordagem haute-couture dá lugar a exageros e excessos que, aliados e elementos como a sensualidade e contemporaniedade, propõe um novo conceito para a eterna “duas peças”, bem além dos ícones praia, sol e mar.


Geraldo Couto
Há dez anos no mercado da moda, Geraldo Couto comandou diversas empresas voltadas para a alta costura e noivas. Em 2006, abriu o seu próprio atelier onde aplica toda a sua experiência nos dois segmentos.


Add
Attention: estar atento, estar ligado.
Deaf: surdo, introspectivo, centrado.
Disorder: anárquico, eufórico, rompendo com o estabelecido.
Do mix desses três pliares nasceu a marca ADD, em 1999, auge da era da música eletrônica. Com a direção geral de Faissal Makhoul, desde a primeira coleção as peças primam pelo cuidado com os detalhes, bolsos e lapelas. Com o tempo, incorporaram também uma linguagem gráfica inovadora, sem perder o foco no conforto e na durabilidade. O estilo da marca fica por conta de Ciro Midena, com assistencia de Carolina Rodrigues Mencia, Debora Xavier e Mayra.


João Pimenta
Mineiro de São Sebastião do Paraiso, João Pimenta já participa da Casa de Criadores há seis edições. Pobre e rico, masculino e feminino são denominadores comuns no exercício de ampliar as possibilidades do homem se vestir. O estilista assina sua própria marca desde 2003 e sua loja, na Vila Madalena, imprime uma abordagem mais comercial, através de parcerias com grafiteiros e ações de street art.


Milena Hamani
Formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina, Milena nasceu ouvindo falar de moda. Sua avó tinha um atelier de alta costura e seus pais, migraram da malharia à moda praia. Para não quebrar a tradição, a estilista trabalhou nas malharias Dalutex e Santa Constância e, depois de cinco anos em Paris, voltou para o Brasil com um diploma do Studio Berçot. Lançou sua marca de moda praia, imprimindo uma nova proposta em maiôs e biquinis. Estréia nessa edição da Casa de Criadores, trazendo para as passarelas a sua coleção inaugural.


Der Metropol
Mario Francisco, o criador da marca, foi eleito em 2004 o melhor estilista do ano por uma banca de professores do SENAC Moda, ESMOD-École Supérieure des Arts et Techniques de la Mode – uma das mais tradicionais de Paris – e vários profissionais de moda de São Paulo, levando como prêmio uma bolsa de estudos da ESMOD Paris.Trabalhou como assistente de estilo de Mareu Nitschke e fez parte da equipe de Henry Alavez na TNG e M.Officer, desenvolvendo toda a linha masculina de malharia e camisaria da marca.


Gustavo Silvestre
Pernambucano radicado em São Paulo, Gustavo Silvestre deixou para trás a arquitetura para estudar moda na La Accademia em Firenze. Desenvolveu figurinos para dança e teatro e foi convidado para participar da Casa de Criadores depois de levar o prêmio de melhor estilista em um concurso de moda em Brasília.

Mahogany
Nascido em Londrina e há 9 anos em São Paulo, o estilista Dorival Guirado fez vários cursos alternativos de artes plasticas mas o talento pela costura, herdado da avó, falou mais alto e acabou unindo, através da costura, todas as suas referências. A marca, lançada em 2009, é focada na mulher moderna, prática, mas que não quer perder a feminilidade, apostando nas cinturas marcadas, decotes e fendas.


Danilo Costa
Formado em Negócios da Moda com habilitação em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, o estilista criou sua marca em 2008, depois do trabalho de conclusão de curso. Endereçando suas criações para o público jovem masculino e descolado das tendências, Danilo procura aplicar em cada peça características divertidas, inspiradas nas lendas, toys e festividades culturais.


Twooin
As estilistas Juliana Altafim e Najla Dib começaram a fazer dupla ainda na faculdade (Santa Marcelina) quando surgiu a oportunidade de criarem juntas o figurino de três óperas. De lá para cá, não se desgrudaram mais. Vencer o concurso “Novos Criadores” no Espírio Santo, organizado por Ivan Aguilar, foi a porta de entrada da marca no evento e agora, procuram concilar a temporada de desfiles com a correria do dia-a-dia: Juliana é assistente de estilo da 284/Daslu e Najla, trainee da Ellus.
Arnaldo Ventura
Integrante de uma família de alfaiates e costureiras, o estilista de 34 anos – que se considera autodidata – desenvolveu sozinho seu talento para a moda. Apaixonado por São Paulo, destaca o ar cosmopolita da cidade em suas criações. Colaborou com várias marcas paulistanas, mas há dez anos desenvolve suas próprias coleções. Em 2005, abriu sua primeira loja, dedicada exclusivamente à marca que leva o seu nome.

Jadson Raniere
No line up da Casa de Criadores pela segunda vez, Jadson Ranieri é formado em design de moda no Rio de Janeiro e trabalha como assistente de moda. Com o espírito de quem está só no começo, o jovem estilista está aprendendo e conhecendo novas formas e é através de pequenos experimentos que cria a história para desenvolver suas coleções.

Karin Feller
Ingressou no universo da moda pelas mãos da estilista Juliana Jabour, no início de 2007, como sua assistente. Formada pela Santa Marcelina e ilustradora nas horas vagas, seu passe de entrada para a Casa de Criadores foi vencer o Projeto Ponto Zero, que também abriu as portas para o Mercado Mundo Mix onde vende suas peças e acessórios.


R. Rosner
É formado em Administração de Empresas pela FAAP, Design de Moda pelo Senac Esmod, além de vários cursos livres na Central Saint Martin School de Londres. Neto dos fundadores do Atelier Parisiense, trabalhou para a Huis Clo, Daslu, Patachou e Chocolate antes de inaugurar, em janeiro de 2008, a marca que leva o seu nome.
Ianire Soraluze
A marca, que leva o seu nome, há dois anos veste mulheres femininas e delicadas, sem perder a força, apostando em aspectos lúdicos e muitos detalhes. Em 2007, entrou para o Projeto Lab da Casa de Criadores, com a coleção “Sustraiak”. Na edição seguinte do mesmo ano, já passou a fazer parte do line up oficial do evento e, em 2008, a coleção de verão “Sweet tears, sour smiles” conquistou o Prêmio Moda Brasil, na categoria estilista revelação.

Tudicofusi
Coletivo de moda idealizado há 3 anos pelas amigas Márcia Higuchi, Keila Akemi e as irmãs Alexandra e Stella Fernandes, o TudiCofusi reune moda, artes e design com um conceito que passa longe da moda fabricada artificialmente. A estréia da marca com a festa “Estímulos Luxuriosos”, em 2006, sem mostrar qualquer produto, reforçou a que veio. E foi justamente o seu caráter experimental que trouxe a Tudicofusi para a abertura da edição de 10 anos da Casa de Criadores, de onde não saiu mais. Fora das passarelas, a marca promove o “Bazar de las delicias” que traz sempre um cardápio especial para o tema e clima da coleção, além de som animado nas pickups.
Prints i like
A paixão pelas estampas, ilustrações, desenhos e cores deu nome à marca da estilista Luisa Aguiar, que integra o calendário da Casa de Criadores desde 2007. Formada em moda pela Santa Marcelina e pós-graduada pelo Instituto Maragoni de Milão, seu trabalho se destaca pelo irreverente mix de espampas, lúdicas e divertidas, sempre ligado a um tema estudado e elaborado por ela. A inspiração vem das imagens que coleciona e do link que faz entre elas. Hoje, dois anos depois do nascimento da marca, suas peças primam pela sofisticação, estamparia e uso de novos tecidos, e já são exportadas para vários países
Rober Dognani
O estilista ingressou na Casa de Criadores depois de vencer o concurso “Novos Talentos da Moda” promovido pelo evento. Ao longo das 11 edições que participou, teve seus vestidos na capa de revistas como ELLE, L’Oficiel e S/ Numero, e editoriais com Gisele Budchen, Naomi Campbell, Raquel Zimermann e Isabeli Fontana. Suas peças, vendidas também na Suiça, são exclusivas e muitos modelos, únicos. Em paralelo, a marca produz sob medida, mas em maior escala, sua linha mais comercial com peças exclusivas e cheias de detalhes.
Gêmeas
Veteranas da Casa de Criadores, onde desfilam desde 2004, as irmãs catarinenses Carolina e Isadora Fóes Krieger assinam as criações da marca Gêmeas, voltada para a mulher forte, marcante e cheia de personalidade, mas que que não deixa de ser romântica e jovial. A alusão ao rock-and-roll, outra paixão da dupla – que também circula como DJ em clubes da capital paulista - é uma constante nas suas coleções. A relevância da marca no universo da moda nacional é reforçada pelas coleções especiais criadas para a Galeria Melissa e Ellus Second Floor, além da presença em editoriais de moda para revistas como Vogue, Elle, Simples e Mag. Contando com uma longa parceria com a tecelagem Santa Constancia e agora, recentemente, com a Nívea, a marca é alvo de excelentes críticas aqui e lá fora.
Marcelu Ferraz
Marcelu Ferraz entrou para o mundo da moda em 2004 fazendo roupas para os amigos, principalmente as camisetas com decote V que, até hoje, são o carro chefe da marca. Dois anos depois, desfilou pela primeira vez na Casa de Criadores com uma coleção predominantemente feminina. Aos poucos, passou a se dedicar exclusivamente à moda masculina e hoje, para as mulheres, cria peças somente por encomenda.
No hay banda
Criado em 2005 por quatro estudantes de moda da Faculdade Santa Marcelina, o coletivo que surgiu como laboratório, é hoje formado pelo trio Claudia Mine, Bruna Santini e Juliana Roso. Baseado no conceito de que não há certo ou errado, e inspirado no universo do cinema e das artes em geral, a marca vem se caracterizando por explorar as diversidades culturais e pela busca constante em compreender as inúmeras possibilidades, revoluções, transformações e invenções humanas. Há duas edições na Casa de Criadores, o foco agora é o mercado de luxo, vestindo, com formas contemporâneas, a mulher madura, estabilizada e ousada.

Tony Jr.
Formado em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi, Tony Jr. foi assistente de produção na Revista Marie Claire e assistente de estilo da estilista Glória Coelho. Motivado por ela, passou a criar suas próprias peças até abrir sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, além de desfilar na FENIT e participar do Mercado Mundo Mix. Seu estilo único e diferenciado conquistou presença nos figurinos de novelas e programas da TV Globo e MTV, vestindo persolidades como Jota Quest, Monique Evans, Sabrina Parlatore e Bruno Gagliasso. Depois de estrear na abertura da Casa de Criadores, em 2002, e fazer parte do Projeto LAB, hoje integra o line up oficial do evento.
Diva
A pernambucana Andréa Ribeiro, estilista da marca, trocou a faculdade de odontologia pelo curso de Desenho de Moda do Senac e mudou em definitivo para São Paulo, onde abriu seu primeiro atelier. Decisão mais que acertada, um ano depois já fazia sucesso com sua primeira coleção, lançada no showroom Clube de Estilo. Hoje, sua marca faz parte do circuito de moda nacional com mais de setenta pontos de venda em todo país, além da participação oficial nas passarelas da Casa de Criadores.
André Phergom
Formado em moda pela Universidade Paulista, André Phergom trabalhou no desenvolvimento de produto da americana Ezekiel, no segmento surfwear, e como assistente de estilo da Urban Wear e Ecko Unlimited. Foi assistente da estilista Adriana Degréas e coordenador de produto de uma confecção paulista voltada para a produção de vestuário fitness em larga escala. Com um perfil eclético, também acumulou experiência em outras áreas da moda, como o visual merchandising, figurinos para comerciais de TV e produção de desfiles, entre eles, o SPFW. Atualmente, presta assessoria de estilo para empresas e é estilista da marca streetwear, Mad Rats.
Walério Araújo
Estilista de celebridades como Adriane Galisteu, Preta Gil, Érika Palomino e Lilian Pacce, o pernambucano Walério Araújo deixou Recife para se tornar um dos nomes mais respeitados do universo fashion brasileiro. Entre as suas grandes criações, destacam-se os adereços da Ópera LA TRAVIATA, os acessórios da soprano Giusy Devinu e a confecção do figurino estilizado de Carmem Miranda para Maria Alcina em seu show no Lincoln Center em NY. Ousado e irreverente, o estilista transita entre o trash e o chique sem perder o glamour e a elegância. Com editoriais nas principais revistas de moda do país, é um dos nomes mais importantes no calendário oficial da Casa de Criadores.
Onono
Ademar Ferrera, designer e multiartista, é o nome por trás da marca onono que nasce com a proposta de buscar uma nova interpretação para a moda, baseada no universo da arte contemporânea e da música. Através de exercícios de observação, construção e desconstrução, deslocamentos e apropriações, a proposta é criar imagens e sensações a partir de recursos experimentais e colaborativos - sem perder seu poder comercial. Essencialmente unisex, a marca une os gêneros, destacando o indivíduo. Ao adotar a internet como sua principal plataforma de atuação, registrando os seus processos criativos e contando com a participação do público em projetos especiais, a marca reforça seu caráter colaborativo, expansivo e questionador.



FONTES: ELLE.abril.com.br / site oficial:www.casadecriadores.com.br / Glória Kalil: www.chic.ig.com.br

Nenhum comentário: